Corresponde aos três períodos iniciais comuns à todas as habilitações. Para fazer jus à promoção ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno do Ciclo Básico de Comunicação Social deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do Ciclo Básico, além de dois laboratórios de Comunicação.

Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar (para exercer o direito de escolha) até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.

São critérios de prioridade na escolha da habilitação do ciclo profissional, por ordem de aplicação no momento da escolha:
(1º) Maior coeficiente de rendimento acumulado (CRA);
(2º) Maior número de disciplinas cursadas dentre as obrigatórias do ciclo básico;
(3º) Maior pontuação no concurso vestibular;
(4º) Maior idade do aluno.

O aluno que ascender ao ciclo profissional sem ter cumprido algum crédito obrigatório do ciclo básico deverá cursar essa(s) disciplina(s) até o término de sua graduação.

Respondendo algumas dúvidas dos ingressantes

A dispensa de disciplinas do Ciclo Básico é permitida a quem cursou disciplinas similares em conteúdo e créditos, antes da matrícula na UFRJ, no prazo máximo de 5 anos. O aluno não pode estar inscrito nem ter sido reprovado na disciplina que pretende dispensar. Havendo semelhança em conteúdo e carga horária/créditos, são necessários os seguintes documentos impressos:

• Formulário “Dispensa de Disciplinas” (preencher apenas nome e DRE)

• Histórico oficial constando aprovação nas disciplinas cursadas

• Ementas das disciplinas cursadas

A entrega dos documentos deve ser realizada durante o atendimento da coordenação do Ciclo Básico, às quartas-feiras, de 16 às 18h, na sala 135 da ECO. O prazo final para dispensas em 2018.2 será no dia 22/8.

Para mais informações, vejam o capítulo V dessa resolução: