UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Curso

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) surge do interesse de docentes do Curso da Escola de Comunicação em integrar seus saberes, de modo a interagir e dialogar com as áreas das Artes e da Comunicação, amplamente interligadas na produção do pensamento acadêmico contemporâneo. Ao utilizarmos como ponto de partida a idéia de “cena expandida” e a articulação entre diversas experiências teórico-práticas, pretendemos investigar os cruzamentos e intersecções entre as artes hoje.

Cena expandida é a cena que não se circunscreve apenas ao fazer teatral, como àquele associado aos modos de produção e recepção teatrais convencionais, mas também se articula diretamente a áreas artísticas distintas, em uma espécie de convergência que tangencia conhecimentos oriundos das artes cênicas, plásticas, das mídias audiovisuais, da performance, da literatura.

O programa pretende atender a demanda vigente dos novos modos de reflexão e investigação da cena contemporânea, a partir do entendimento de contextos históricos, culturais e politicos diversos. A heterogeneidade e a interdisciplinaridade das pesquisas são levadas em consideração a fim de aprofundarmos a reflexão crítica sobre a arte contemporânea. A flexibilidade desta estrutura curricular pretende oferecer ao estudante a possibilidade de uma formação transdisciplinar e dinâmica, contribuindo para a qualificação de artistas e pesquisadores em Artes.

Atualmente o mestrado do PPGAC tem o conceito 4 na avaliação da CAPES.

Coordenação

Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ
Av. Pasteur nº 250 – fds, Urca, Rio de Janeiro

A Coordenação do Programa atenderá alunos e professores, com encontro previamente agendado na secretaria, com a exposição do tema a ser tratado.

Coordenadora: Adriana Schneider Alcure/e-mail: adriana.schneider@eco.ufrj.br
Coordenador-Adjunto: Carmem Cinyra Gadelha Pereira

Pós Graduação Stricto Sensu

Os cursos de Pós-Graduação destinam-se a dar cumprimento ao disposto no Estatuto da UFRJ e são regidos pela legislação universitária, pelas normas e orientações estabelecidas pelo CEPG (Conselho de Ensino para Graduados) e por seu Regulamento próprio. Asseguram, para docentes e discentes, a associação regular e sistemática entre atividades de ensino de pós-graduação e atividades de pesquisa.

Mestrado: visa à capacitação para a docência em ensino de graduação e à formação científica, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes. Deverá ser obtido no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses.