Processo de aprovação de sua ação de extensão

Ao submeter a sua proposta de ação de extensão pelo SIGA, o Setor de Extensão da ECO distribui para um dos membros da Câmara de Extensão. Após parecer parcial e comunicação com o proponente, a proposta aprovada é encaminhada para a Congregação Ordinária para parecer final. Com aprovação na unidade, sua proposta segue para última análise na Pró-Reitoria de Extensão. Apenas após avaliação final da PR5, seu projeto está apto no sistema.

 

Atualização das informações de sua ação de extensão

Novas ações de extensão que são aprovadas ao final do processo pela PR-5 precisam ter as informações complementares devidamente preenchidas. Até que o coordenador preencha estes dados no SIGA, a ação de extensão aparece com o status “pendente”. Basta computar estas informações complementares e alterar manualmente o status da sua ação de “pendente” para “ativa”.

É de suma importância esta atualização da ação no SIGA, pois é a partir destes dados que o aluno poderá escolher a sua ação e pleitear o requerimento para participar dela. O aluno consulta no sistema as ações de extensão ativas para se inscrever e participar da extensão universitária.

A PR-5 disponibilizou esse video [link], no qual explica como complementar as informações e realizar as alterações necessárias para prosseguimento de sua ação.

 

Se preferir, você pode conferir o tutorial em arquivo pdf clicando aqui [link]

 

Creditação de horas de extensão quando os extensionistas concluem suas atividades

Atualmente a creditação de horas de cada aluno extensionista é realizada através do SIGA. É recomendado que tão logo a participação do/a aluno/a esteja encerrada, seja realizada a creditação de suas horas.

Antes que o coordenador compute as horas de extensão no sistema, é de suma importância que o aluno extensionista esteja inscrito na ação de extensão. Na seção “Estudantes”, o aluno pode conferir o passo-a-passo sobre como se inscrever no SIGA.

Mesmo que o processo de creditação aconteça inteiramente no SIGA, orientamos que o coordenador emita uma certificação com a assinatura do aluno registrando o número de horas de participação na ação de extensão. Para isso, disponibilizamos o formulário abaixo para ser preenchido com o aluno extensionista. Recomendamos que tanto o coordenador quanto o aluno tenha uma cópia desse formulário preenchido e assinado.

 

Formulário de Apoio para Creditação [link para download]

 

Creditação de horas retroativas

Considerando a demanda crescente de computação de horas retroativas de extensão para ações de extensão que já estão concluídas, a Pró-Reitoria de Extensão desenvolveu um mecanismo para computação destas horas.
O lançamento destas horas se dá apenas para os seguintes casos:


1. Ações suspensas;
2. Ações concluídas;
3. Ações registradas no SIGPROJ e que, por qualquer motivo, não foram migradas para o SIGA.

É de suma importância que o coordenador da ação de extensão, ao solicitar a computação retroativa de horas de extensão, confira certificação de quantas horas os alunos participaram/contribuíram na ação de extensão. O coordenador deve reunir as solicitações para computação de horas retroativas, preencher a planilha disponível a seguir, e encaminhar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Planilha para reunião das solicitações de creditação de horas de extensão [download]   

 

A equipe tem um prazo de 45 dias para realizar a operação no sistema.

 

Como inscrever nova proposta de ação de extensão

Técnicos-administrativos e professores da universidade podem submeter propostas de ação de extensão pelo SIGA a qualquer tempo. É preciso estar cadastrado no SIGA para propor a ação. Caso não esteja, entre em contato com o coordenador de seu departamento para ativar seu acesso. As avaliações são realizadas em fluxo contínuo [link] pela Câmara de Extensão da ECO, composta por diferentes servidores da unidade, antes de seguirem para parecer e aprovação final pela Pró-Reitoria de Extensão.

É importante que esteja atento aos conceitos que regem as diretrizes da extensão [link] universitária, disponíveis na página da PR-5, para elaboração do seu projeto e, caso persistam dúvidas, busque orientação do Setor de Extensão para formulação e adequação.

• Interação dialógica;
• Interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• Impacto na formação do estudante;
• Impacto na transformação social.

 

Basta clicar aqui [link] para ter mais informações.

 

Para cadastrar uma proposta de ação de extensão, clique aqui [link].

 

Se preferir, acesse o arquivo pdf [link] com o passo-a-passo. 

 

Ações de extensão importadas do SIGProj  ou que foram concluídas

As antigas ações de extensão que foram importadas do SIGProj precisam também ter suas informações complementares preenchidas e, caso tenham sido concluídas, você, coordenador de extensão, precisa mudar o status da ação de extensão de “ativa” para “concluída”.

 

Não encontrou sua dúvida descrita aqui?

Entre em contato com o Setor de Extensão.


E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Horário de atendimento:

O Setor de Extensão está trabalhando exclusivamente de forma remota. Estamos atendendo via videoconferência mediante agendamento prévio. Por favor, para agendar reuniões e esclarecer quaisquer dúvidas, escreva para nosso e-mail.

 

 

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ