Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Inscrições abertas para a edição 2020, em novo formato logotipo do projeto ecofoto 2020

 

A equipe técnico-administrativa do setor de extensão da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público a nova edição do projeto Ecofoto, intitulada Retratos da Pandemia. A equipe oferta à comunidade extramuros da universidade ciclo intensivo de criação que conta com workshops online sobre a linguagem fotográfica contemporânea e programa de mentoria sobre fotografia com o celular. A proposta é produzir ao fim deste ciclo uma série inédita de retratos sobre a pandemia com os participantes. As vagas visam aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência com fotografia pela câmera celular, mas são curiosos em arriscar, testar, errar, e não se veem necessariamente como profissionais ainda. As inscrições para integrar o projeto estarão abertas de 05 a 11 de outubro (link para o formulário abaixo).

 

O workshop online, que acontece de 26 a 30 de outubro sempre de 18h às 19h30, é completamente gratuito. O projeto de extensão universitária reúne especialistas, pesquisadores e fotógrafos de todas as partes do país, contando com a participação de docentes da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Fluminense e, claro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ação promoverá a troca de saberes e o compartilhamento de vivências sobre a construção do olhar fotográfico e a experimentação de linguagens dentro da fotografia, valorizando narrativas insurgentes. Com o objetivo de formar fotógrafos autores e estimular o aprofundamento do conhecimento diverso que compõe o imaginário visual, o projeto estima à criação de uma rede compartilhada online em busca do entendimento crítico das distintas expressões do cenário íntimo e do self durante o distanciamento social e a quarentena.

 

Durante o programa de mentoria, com duração de duas semanas, os participantes terão acesso a um conteúdo educativo denso com exercícios práticos que auxiliem no processo criativo colaborativo, além do feedback de fotógrafos na produção de sua própria série de retratos. Com fim previsto para o dia 08 de novembro, os retratos produzidos serão exibidos em exposição virtual, com lançamento de catálogo para o início de 2021. A exposição virtual inaugura dia 17 de novembro com grande evento de abertura online. Para garantir certificado da UFRJ, é preciso que o participante frequente pelo menos 60% das aulas online disponíveis no workshop, realizem ao menos 60% das atividades propostas durante a mentoria e se comprometam a entregar pelo menos cinco (05) fotografias suas criadas no contexto do projeto.

 

Como forma de manifestar a importância da produção fotográfica pulsante e plural que se manifesta nas periferias, o corpo técnico-administrativo do setor de extensão lança a 8ª edição do projeto Ecofoto, adaptado à conjuntura atual sob a coordenação de Camila Medina. O encontro promovido pelo projeto busca experimentar novos lugares, onde criadores, artistas, fotógrafos e pesquisadores ensaiam fissuras sobre as narrativas convencionais que nos cercam durante o dia-a-dia. Ao projetar ficções alternativas, são vislumbrados meios de nos conectar com o outro nunca antes pensadas como possíveis, mas que eram latentes.

 

Inscrição: https://forms.gle/nFrRu7GZQzYme64w9


Calendário de 8ª edição Ecofoto - Retratos da Pandemia:

05 a 11 de outubro: inscrições para participar do ciclo de workshop + mentoria + criação de retratos
22 de outubro: evento de abertura do projeto. Antonio Fatorelli entrevista Alexandre Sequeira.
26 a 30 de outubro: realização do workshop online
26 de outubro a 08 de novembro: programa de mentoria online
17 de novembro: inauguração da exposição virtual Retratos da Pandemia
17 de novembro a 17 de fevereiro: visitação aberta ao público da exposição virtual

 

Programação completa das aulas do workshop:


26/10 - Alexandre Sequeira - Poéticas do encontro
27/10 - Fernando Maia da Cunha - Narrativas de si, memória e esquecimento nas poéticas visuais: caminhos da criação e edição na fotografia
28/10 - Alessandra Vannucci (participação Antonello Veneri) - Retratos roubados e retratos de ausências
29/10 - Joyce Abbade (participação Alice Macedo e Junior Franco) – A experiência da produção coletiva de retratos
30/10 - Felipe Camilo - Imagem, memória, negritude: Nossos álbuns entre o pixel e o papel

 

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ