Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

A partir de 2017.1 os alunos ingressantes precisam OBRIGATORIAMENTE computar horas de extensão para obter a carga horária do curso de graduação. O estudante deve cumprir um número mínimo de horas de participação em qualquer ação de extensão da UFRJ para adquirir seu diploma.

Desde 2019.1 os calouros são inscritos automaticamente no RCS de Extensão pela Seção de Ensino (Secretaria de Graduação) no primeiro semestre letivo. Estudantes que se matricularam na universidade antes de 2019.1 precisam se inscrever no RCS de Extensão pelo SIGA ou comparecer na Seção de Ensino para solicitar o cadastro.

O período para se inscrever e se candidatar a um projeto, evento ou curso de extensão não obedece necessariamente ao período de inscrição de disciplinas do calendário acadêmico. Cada ação de extensão funciona de acordo com cronograma de atividades próprio. Caso tenha interesse em alguma ação, é recomendado entrar em contato com o/a coordenador/a do projeto em questão para saber como se dá o processo seletivo de extensionistas.

Atualmente todo o processo de inscrição e de creditação de horas acontece através do SIGA.

 

Clique aqui para saber como se inscrever no RCS de extensão e como requerer a participação em atividades de extensão da UFRJ.

 

Se preferir, clique aqui para o tutorial por escrito em arquivo pdf. 

 

Veja abaixo a relação de horas que devem ser creditadas por curso e os respectivos códigos RCS de cada um:

Comunicação Social: ECWZ50 (Atividades Curriculares de Extensão I) - 320 horas.

Jornalismo: ECWZ52 (Atividades Curriculares de Extensão I) - 310 horas.

Direção Teatral: ECWZ51 (Atividades Curriculares de Extensão I) - 300 horas.

 

Dúvidas Frequentes:

 

Quando posso me candidatar a uma ação de extensão?

A qualquer momento. Ao se interessar por determinado evento, curso ou projeto de extensão, é importante que você entre em contato com o/a coordenador/a da ação antes de se inscrever pelo SIGA para verificar em que etapa está o seu desenvolvimento e perguntar quando acontece o processo de seleção de novos extensionistas. Fique de olho no ECOmeço, quando o Setor de Extensão organiza uma apresentação das ações de extensão durante a programação. Cada ação de extensão funciona de acordo com cronograma próprio de produção e execução. As informações de carga horária semanal, dias da semana em que as ações acontecem, quantidade de horas que o extensionista poderá receber após a participação e como você poderá contribuir na ação estão disponíveis no SIGA.

 

Posso cancelar minha inscrição em uma ação de extensão?

Sim. Basta solicitar para o/a coordenador/a da ação o cancelamento de sua participação.

 

Existe um número de horas mínimo ou máximo que pode ser creditado em uma ação de extensão?

Não existe um número de horas mínimo, mas só pode ser creditado o máximo de 180 horas em uma ação. A proposta da extensão é que você circule por diferentes ações e unidades da UFRJ aprendendo e compartilhando conhecimento.

 

Não consigo me inscrever no RCS de Extensão no SIGA. O que eu faço?

A inscrição em RCS está disponível durante o período de inscrição em disciplinas. Caso esteja fora do prazo não se preocupe! Procure a Seção de Ensino e solicite a inscrição no RCS de extensão. Atenção: você só precisa se inscrever no RCS de extensão uma única vez durante a graduação.

 

Participei de um curso de extensão como aluno. Posso creditar as horas de extensão deste curso?

Não. Apenas poderá creditar quando participar como extensionista, ou seja, efetivamente na produção/execução do curso.

 

As horas da minha participação em determinada ação de extensão ainda não foram creditadas. O que eu faço?

Entre em contato com o/a coordenador/a da ação de extensão. IMPORTANTE: A creditação de horas no SIGA não precisa ser realizada segundo o calendário acadêmico, então o/a coordenador/a pode creditar suas horas e findar a participação do aluno a qualquer momento.

ATENCÃO: o Setor de Extensão não pode creditar as horas no sistema. Somente o coordenador da ação poderá fazê-lo, por isso é importante você ter todos os meios de contato do/a coordenador/a da ação de extensão que você participa para eventuais esclarecimentos.

 

Eu fui transferida/o de outra universidade e gostaria de utilizar as minhas horas de extensão realizadas quando era aluna/o nesta outra instituição. O que eu faço?

Você não pode utilizar horas de atividades realizadas em outras universidades como participação em ação de extensão na UFRJ. No caso  de transferência de curso dentro da UFRJ, as horas de atividades de extensão creditadas no curso anterior aparecerão normalmente no seu BOA, com o código RCS de Extensão da respectiva unidade acadêmica. No entando, você precisará creditar o número de horas requerido no seu atual curso. 

 

• Eu fui transferida/o de outro curso de graduação dentro da UFRJ para a ECO. O que faço para creditar as horas de extensão quando era aluna/o deste outro curso?

Neste caso, as horas creditadas de atividades de extensão realizadas neste curso aparecerão normalmente no seu BOA, com o código RCS de Extensão da outra unidade acadêmica. Você só precisa ficar atenta/o porque precisa agora creditar o número de horas requerido do seu atual curso.

 

Participei de cursos, workshops, seminários, congressos, encontros, convenções ou palestras fora da universidade. Posso utilizar as horas destes eventos como atividade de extensão?

Não. Apenas as ações de extensões disponíveis no SIGA e desenvolvidas pela UFRJ podem ser creditadas.

 


Não encontrou sua dúvida descrita aqui?


Entre em contato com o Setor de Extensão.

Tel.: (21) 3938-5084
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: de segundas às sextas-feiras, de 14h às 19h.

Sala 101 

 

Para conhecer as ações de extensão da ECO e seus parceiros, consulte o Catálogo de Ações.

Catalogo ativ ext19 2

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ