O NarratLab - Laboratório Permanente de Formação e Acompanhamento de Novos Narradores é um projeto que reúne realização prática e reflexão teórica sobre roteiros de audiovisual, investigação narrativa e de mise-en-scène, para contribuir na formação, acompanhamento e desenvolvimento de roteiristas e práticas de roteiro. É um projeto interinstitucional que disponibiliza a discentes da UFRJ e da UFF e aos participantes dos projetos de extensão a possibilidade de ampliação do repertório de escrita e do conhecimento sobre a dramaturgia fílmica através do debate teórico e da prática continuada de produção de roteiros. O Laboratório também coloca os seus participantes em contato direto com produtoras e realizadores consolidados de audiovisual; e, conta com a participação de novos roteiristas vinculados a coletivos e projetos audiovisuais do Estado do Rio de Janeiro.

O NarratLab se estrutura a partir de duas linhas de pesquisa, ambas de caráter formativo e com vocação de pesquisa e extensão:

1. mapeamento e sistematização de práticas de roteiro em contextos culturais e mercadológicos distintos;

2. reflexão e proposição de métodos e processos de criação de roteiros, considerando as pesquisas sobre roteiro, narrativas e encenação, bem como práticas já estabelecidas.


A atuação das duas linhas de pesquisa tem por objetivo não apenas teorizar e mapear estudos e práticas de roteiro, mas também articular tais reflexões com uma dimensão formativa de novos roteiristas. Para isso, o NarratLab se estabelece em dois eixos:

a. oficina permanente onde os participantes aprimoram os conhecimentos e as ferramentas da escrita narrativa;

b. parcerias e mentorias para inserção dos participantes nos muitos mercados de escrita audiovisual.


A oficina permanente contempla a criação de grupos de pesquisa e escrita, rodas de leitura dirigida, orientação de professores e pesquisadores da Escola de Comunicação da UFRJ e do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, e palestras e workshops com roteiristas, escritores, realizadores, produtores e pesquisadores convidados.


O Narratlab também com isso apresenta um catálogo de referência de novos roteiristas aptos a se inserirem no ambiente profissional de roteiro. Tal banco de talentos será divulgado entre agentes do mercado audiovisual através de convênios com produtoras de audiovisual e plataformas de exibição interessadas em contarem com os participantes do Laboratório em seus projetos de roteiro.


Os dois eixos de funcionamento do NarratLab são definidos dentro das seguintes atividades.

a. Eixo Oficina Permanente

. Divulgação do projeto para Comunidade Acadêmica e seleção de alunos, ex-alunos e extensionistas interessados.
. Constituição dos Grupos temáticos de escrita e pesquisa
. Definição dos cronogramas de criação dos projetos
. Acompanhamento da produção dos alunos
. Rodas de leitura dos textos produzidos
. Palestras e Workshops de convidados
. Indicação de projetos para a produção
. Avaliação e divulgação dos resultados da oficina


b. Eixo Inserção de Novos Roteiristas

. Convite a Produtoras e Plataformas interessadas (pensar possibilidade de ação conjunta com o LABEX)
. Constituição de convênio com Produtoras e Canais de exibição
. Identificação dos projetos abertos a novos roteiristas
. Seleção partilhada dos participantes para os projetos
. Supervisão e Mentoria dos participantes selecionados
. Avaliação e divulgação dos efeitos do projeto

 

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ