Suspenso das atividades presenciais no emergenciais

À Comunidade Acadêmica da Escola de Comunicação,

 
Com a alta nos casos de Influenza A e Covid-19, a Reitoria da UFRJ publicou a recomendação que deverá ser seguida pelas Unidades ( https://ufrj.br/2022/01/ufrj-alerta-para-aumento-de-casos-de-covid-19/). Sendo assim, a Escola de Comunicação informa que, a partir desta segunda-feira, 10/01/2022 até o dia 31/01/2022 (ou nova recomendação das autoridades da UFRJ) todas as atividades acadêmicas e administrativas da ECO-UFRJ adotam regime emergencial. Desta forma, os espaços físicos da Escola de Comunicação, tanto no Palácio Universitário quanto na Central de Produção Multimídia (CPM), terão acesso restrito. Todo atendimento presencial deverá ser previamente agendado com, no mínimo, 24h de antecedência, e aprovação prévia pela Direção Adjunta de Administração. Para priorizar o funcionamento remoto, os setores atuarão como segue:
 
- Gabinete da Direção: funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
- Direção Adjunta de Administração: funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
- Direção Adjunta de Graduação: funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Comissão de Retorno Presencial: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Seção de Ensino: estão suspensas as reservas de sala. Funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
- Seção de Pessoal: funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Coordenações Acadêmicas e Chefias de Departamento: Atendimento virtual:
 
Ciclo Básico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Jornalismo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Publicidade e Propaganda: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Produção Editorial: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Rádio e TV: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Direção Teatral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Departamento de Fundamentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
- Departamento de Expressão e Linguagens: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Departamento de Métodos e Áreas Conexas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Secretaria de Departamentos: funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Programas de Pós-Graduação: Defesas de teses e dissertações deverão ser agendadas remotamente, em consonância com orientadoras e orientadores. Funcionamento virtual:
 
PPGAC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
PPGCI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
PPGCOM: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PPGMC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
- Extensão: todas as atividades que envolvem público externo estão suspensas. Atendimento virtual: coordenacaodeextensao@eco.ufrj.br.
 
- Central de Produção Multimídia: Funcionamento virtual pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., atendimento presencial deve ser previamente aprovado pela Direção Adjunta de Administração e pelo Coordenador da CPM.
 
Comunicação Institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
- Dúvidas, críticas e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Na torcida para que nossa comunidade esteja protegida,
 
Direção da Escola de Comunicação
Direcao Adjunta de Administração
Direção Adjunta de Graduação

nota retomada

À Comunidade Acadêmica da Escola de Comunicação,

 

A Direção da Escola de Comunicação e a Comissão de Protocolos Pós-pandemia vêm prestar esclarecimento sobre a proposta de retomada gradual das atividades presenciais no âmbito do ensino de graduação da ECO.

Constituída em 30 de agosto de 2021, a Comissão de Protocolos Pós-pandemia da ECO vem acompanhando as recomendações dos Grupos de Trabalho e Comissões da UFRJ constituídos para o enfrentamento da COVID-19, as decisões da Reitoria e dos colegiados superiores da UFRJ, e as determinações do Poder Judiciário referentes a todas as questões relacionadas à pandemia da COVID-19.

 

Destacam-se a seguir os documentos mais relevantes e recentes, internos ou externos, sobre o assunto:

 

a)   Nota da Reitoria sobre o retorno de atividades presenciais (19/10/2021): https://ufrj.br/acompanhe-a-reitoria/#:~:text=Nota%20sobre%20retorno%20de%20aulas%20presenciais

b)   Despacho do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, de 25/10/2021, determinando a retomada das aulas presenciais nas instituições federais de ensino do Estado do Rio de Janeiro: https://www.conjur.com.br/dl/unidades-federais-ensino-rio-retomar.pdf

c)   Nota da Reitoria sobre imposição jurídica para retorno total às aulas presenciais: https://ufrj.br/2021/10/nota-sobre-imposicao-juridica-para-retorno-total-as-aulas-presenciais/

d)   Orientações para Elaboração do Plano de Retorno Gradual de Atividades Didáticas na Graduação (outubro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/10/Orientacoes_2.0.pdf

e)   Cartilha de Biossegurança para o Retorno de Aulas Práticas (outubro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/10/cartilha-biosseguranca-retorno-aulas-praticas-20-10-2021.pdf

f)    Diretrizes para o Retorno Gradativo Presencial na UFRJ, novembro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/11/Diretrizes_para_o_Retorno_Gradativo_Presencial_na_UFRJ.pdf

 

Em resposta à necessidade de planejamento de um retorno de atividades presenciais na graduação da Escola de Comunicação, seja como resposta à imposição do Poder Judiciário (documento 2) e à autorização da Reitoria (documento 1), seja como estratégia de retomada a partir da constatação da melhoria dos indicadores sanitários, e ainda em função de demandas do próprio corpo social da escola, foi elaborada uma proposta de retorno gradual nos termos a seguir.

 

1)   Foram escolhidas algumas disciplinas, de caráter obrigatoriamente prático, indicadas pelas coordenações de cursos ou por livre manifestação de docentes, perfazendo um total de nove turmas: Espetáculo: o Ator II, Espetáculo: o Ator IV, Direção III, Produção Radiofônica, Laboratório de Áudio, Gravação e Mixagem de Áudio, História do Jazz e Propaganda e Saúde (2 turmas).

2)   Para a elaboração de um calendário de retorno das aulas presenciais das disciplinas escolhidas, considerou-se um prazo que viabilizasse: (i) a adaptação da escola às condições de funcionamento de acordo com os protocolos de biossegurança; (ii) a vinda ou o retorno ao Rio de Janeiro de estudantes, servidores e docentes que estejam exercendo trabalho ou estudo remoto em outra localidade.

3)   O período letivo de 2021/2 foi então dividido em duas partes, sendo a primeira, até 22/12/2021, de ensino exclusivamente remoto, e a segunda, de 3/1/2022 a 12/3/2022, presencial para as disciplinas acima relacionadas.

4)   A Direção Administrativa da ECO organizou, junto ao corpo técnico-administrativo, o funcionamento da escola três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas, de 12h às 20h. Esse horário inclui atividades administrativas, limpeza e aulas presenciais.

5)   Nesses mesmos dias e horários, também a partir de janeiro, haverá atendimento presencial das coordenações e chefias de departamentos, em esquema de rodízio.

6)   As aulas presenciais ocorrerão na Sala Vianinha (disciplinas de Direção Teatral) e em salas grandes do Palácio Universitário, para onde estão sendo transferidos os equipamentos necessários às disciplinas em questão. O prédio da CPM não apresenta boas condições para uso na retomada pós-pandemia.

7)   Como determinado pela administração superior da UFRJ, todos os docentes, TAEs e discentes que participarem das atividades presenciais deverão fazer prova da vacinação completa contra a COVID-19.

8)  Também de acordo com as recomendações da administração superior e com a própria liminar do TRF-2, toda a atividade presencial estará sujeita a suspensão em caso de piora das condições gerais da pandemia no Rio de Janeiro. Qualquer diagnóstico de infecção pela COVID-19 de algum dos frequentadores da escola também pode ensejar o retorno ao modo remoto de trabalho e ensino.

9) Serão seguidas as orientações da Reitoria mantendo em atividades de forma remota pessoas: com sessenta anos ou mais; com imunodeficiência ou doença crônica ou grave, nos termos da legislação vigente; com deficiência, caso não possa ser vacinado devido a alguma contraindicação; com limitação de acesso ao local de trabalho, em decorrência de barreiras sanitárias e decretos locais que restrinjam a circulação de meios de transportes; com filho(a) em idade escolar, cuja escola/creche não tenha retomado as atividades presenciais regulares ou haja suspensão de atividades presenciais do serviço de escola e/ou creche em razão da ocorrência de casos de infecção pelo Sars-CoV-2; encarregado do cuidado de pessoa que necessite de atenção especial, mesmo que não esteja contaminada ou com suspeita de covid-19.
10) A ECO irá considerar, em seu planejamento de retorno gradual,  famílias que tiverem necessidades alternativas de carga horária para atender crianças de até 12 anos e apoiá-las durante as atividades de trabalho e estudo.

 

A Direção da Escola de Comunicação e a Comissão de Protocolos Pós-pandemia estarão à disposição para quaisquer informações ou dúvidas do corpo social da escola, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que o adiamento do início das aulas em 2021/2 não teve qualquer relação com a questão do retorno presencial. Foi decisão do Conselho Departamental da ECO, em função da extensão do prazo de pedidos de inscrição em disciplinas.

 

Saudações,

Suzy dos Santos
Diretora da Escola de Comunicação

José Henrique Moreira

Presidente da Comissão de Protocolos Pós-pandemia / ECO

 

16a19novembro

Chega aqui, calour@ da Escola de Comunicação!

 

Este evento é realizado todo para você. É um processo pegar, se apropriar, entender bem as diferentes possibilidades que você pode explorar nos próximos anos dentro deste histórico campus universitário. A gente sabe que uma galera fica perdida nesse comecinho, não esquenta!

 

A Escola de Comunicação abre suas portas - ainda que virtualmente - recepcionando vocês nesse Ecomeço 2021.2.

 

O Ecomeço 2021.2 é produzido especialmente para os alunos ingressantes da Escola de Comunicação. Você participa de uma programação recheada de informações úteis e também de trocas muito ricas sobre como aproveitar bem a formação que a UFRJ oferece!

 

Segue a programação completa:

 

16 de novembro

YouTube da Escola de Comunicação

Seguir direto para live aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w5de35L26tE

 

Às 14h_ Recepção dos calouros

Fala de abertura das atividades do Ecomeço conta com convidado ilustre, Prof. Emérito Márcio Tavares D’Amaral e com participação de: Suzy dos Santos (Direção da Escola), Sandro Tôrres (Direção da Graduação), Alessandra Vannucci (Direção Adjunta de Extensão).

 

Às 16h_ Habilite-se

Seguir direto para live aqui: https://www.youtube.com/watch?v=D-JgQLBxSM8

 

Professores debatem com profissionais do mercado formação universitária

 

Conta com a presença dos seguintes convidados:

 

Joema Martins

(Convidada de Publicidade e Propaganda)

Formada em Publicidade e Propaganda na ECO-UFRJ, Joema é atualmente lead de parcerias do Twitter para a América Latina, em que é responsável por entender e ajudar parceiros de conteúdo da América Latina no Twitter. Com passagens pela Globo, Globosat e Apple, tem 18 anos de experiência na indústria do entretenimento e é apaixonada por conteúdo - e pelo Twitter.

 

Rodrigo Brazão

(Convidado de Rádio e TV)

 

Rodrigo Brazão iniciou sua jornada em edição na UFRJ, onde se habilitou em Rádio e TV. Passou a atuar em Nova York em 2016, onde foi editor e supervisor de projetos como “Fora do Armário” (HBO), “Pedro Pelo Mundo” (GNT) e “Anota Aí” (Multishow). Hoje trabalha em Los Angeles, onde é membro da Television Academy (Emmys®️) e membro afiliado do ACE (American Cinema Editors), trabalhando em produções americanas para Amazon, NBC e Peacock, com o editor e produtor executivo James Haygood (“Clube da Luta”; “Vogue”, Madonna).

 

Menelick de Carvalho

(Convidado de Direção Teatral)

 

Diretor teatral, ator e professor de artes cênicas, é formado em Direção Teatral pela UFRJ e é mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim. Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro.

Mediam a roda de conversa os seguintes professores:

 

Profª. Mônica Machado (Coordenadora de Publicidade e Propaganda)

Prof. Mário Feijó (Coordenador de Produção Editorial)

Prof. Fernando Salis (Coordenador de Rádio e TV)

Prof. José Henrique Moreira (Coordenador de Direção Teatral)

 

17 de novembro

Transmissão pelo Zoom

Link disponível emhttps://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj

 

Ecomeço 2021.2 recebe o Seminário de Direção Teatral

 

De 14h às 16h, temos as seguintes apresentações de cada pesquisa:

 

Pesquisa: Desilha_projeto de pesquisa em arte e cidade

Orientação: Livia Flores 

Grupo Atiro – experiências teatrais negras e femininas na Maré

Autora: Desirée da Conceição dos Santos (PIBIC)

Espaço Aberto ao Tempo e a Arte do Encontro

Autor: Michael Magno Macedo Cruz (PIBIC)

 

Pesquisa: Produção artística e solidariedade social na crise do Coronavírus
Orientação: Adriana Schneider Alcure

Resistência na correria do Coletivo Bonobando

Autor: Hugo Bernardo Souza (PIBIC)

 

Pesquisa: Criar comunidade, Artivar mundos. Atuação do LEP em tempos de crise e pandemia

Orientação: Alessandra Vannucci

MOviMENTO - como nos movemos neste momento? – Uma mostra de curtas

Autora: Giovanna Paschoal Damasceno (PIBIC)

 

18 de novembro

YouTube da Escola de Comunicação

Seguir direto para a live aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8-Hog8YWr00

 

De 14h às 16h_ Feira de Extensão (FEX)

 

De veteran@ para calour@, extensionistas contam sobre as ações de extensão que participam e sobre suas funções, contando mais sobre as suas experiências e o que aprenderam.

 

Atividade elaborada para trocar, conversar e saber tudo sobre extensão universitária.

 

FEX - Primeira parte (duração de 1h):

 

1 - Seminário Sérgio Sant’Anna: 80 anos (coordenação de Mércia). Apresentação de Yasmin de Oliveira Calazans. 

2 - Laboratório de Estética e Política (coordenação de Alessandra). Apresentação Giovanna Paschoal Damasceno (bolsista PIBIC-LEP), que também é uma das realizadoras da Mostra Movimento e extensionista do Cinerama Cineclube e da Rádio UFRJ.

3 - Tele Jornalismo UFRJ (coordenação de Carine). Apresentação de Beatriz Coutinho (bolsista PIBIC), produtora do documentário "FND 130 anos: História, Resistência e Liberdade".

4 - Tele Jornalismo UFRJ (coordenação de Carine). Apresentação de Beatriz Bastos, produtora do documentário "Reviendo Cidadão Kane" (Intercom 2020). 

 

FEX - Segunda parte (duração de 1h):

 

5 - Compasso (coordenação de Sandro). Apresentação de Maria Adelaide Pinto, extensionista do setor de Atendimento.

6 - Compasso (coordenação de Sandro). Apresentação de Gabriel Lobo, extensionista na área de Criação, que é também analista de marketing na Impactus-UFRJ (empresa júnior da ECO).

7 - Agência Experimental de Publicidade - LUPA (coordenação de Mônica). Apresentação de Gabriela Mendonça, que faz parte do time de Atendimento. 

8 - Ecofoto (coordenação de Camila). Apresentação de Danty Alves (bolsista PROFAEX), que atua na equipe de Audiovisual.

9  - Mostras de Teatro de Direção Teatral (coordenação de Érika Neves). Apresentação pela própria coordenadora.

Às 16h_ O curso de Jornalismo e a cobertura Política

Seguir direto para live aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3llol4OIfqI

 

Coordenador de Jornalismo, prof. Fernando Ewerton media roda de conversa

 

Atividade conta com a participação de

 

Daniel Gullino

 

Formado na ECO-UFRJ em 2016, é repórter de política do jornal O Globo. Mora em Brasília desde 2017 e atualmente acompanha o dia-a-dia da Presidência da República. Como estagiário, passou também por AFP, Metro Jornal e O Dia.

 

19 de novembro

Transmissão pelo Zoom

Link disponível emhttps://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj

 

Ecomeço 2021.2 recebe o Seminário de Direção Teatral

 

De 14h às 16h, temos as seguintes apresentações de cada pesquisa:

 

Pesquisa: Performance Urbana: experimentação artística e imaginação política

Orientação: Eleonora Fabião

As tias baianas nas ruas do Rio de Janeiro: performances da resistência

Autora: Priscila Manfredini (PIBIAC)

 

Pesquisa: O trágico e a cena contemporânea

Orientação: Carmem Gadelha

Quatro Quadras de Terra: intersecção entre o trágico e o revolucionário em Vianinha

Autor: Nicolas Alexandria

Esperamos ver você conosco para mais uma edição virtual!

 

Está com dúvidas sobre a programação?

Vem falar com a gente, a galera do Setor de Extensão tá aqui pra você.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

TROCA 20211

 

Está aberto o prazo do edital para o processo interno de troca de habilitação da Escola de Comunicação de 2021.1. Para participar é preciso: preencher o formulário indicando interesse, anexar o histórico impresso e enviar por e-mail para a Direção de Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) – até 15 de novembro de 2021. Conheça o edital, o formulário pode ser encontrado aqui e o histórico deve ser baixado no SIGA.

 

escolha

 

A Direção Adjunta de Graduação torna público o resultado do processo de Escolha de Habilitação para 2021.2. Conheça aqui o resultado.

 

As notas de corte foram, em Publicidade e Propaganda, 9,3 para ampla concorrência e 8,9 para cotas. Radialismo e Produção Editorial não tiveram notas de corte porque houve menos candidatos que o número de vagas.

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ